Oi, gente! Tudo bem? Hoje eu vou contar pra vocês uma receitinha super fácil e deliciosa que eu adoro fazer aqui em casa: o bolinho de arroz frito. Sabe aquelas sobrinhas de arroz que sempre acabam sobrando na geladeira? Com elas, a gente consegue fazer um petisco incrível e aproveitar tudinho, sem desperdício!
Eu adoro essa receita porque ela é super versátil e dá pra inventar mil combinações de sabores. Se você preferir, pode adicionar queijo, presunto, salsinha, cenoura ralada, ou o que mais sua imaginação mandar. Eu já fiz com todos esses ingredientes e ficaram uma delícia!
Eu aprendi a fazer esse bolinho de arroz frito com a minha vó, que fazia sempre que tinha sobras no almoço. Ela me ensinou a aproveitar tudo e transformar em algo ainda mais gostoso. E claro, é uma ótima opção pra receber visitas ou quando bate aquela vontade de comer algo diferente.
Então, se você também adora uma receitinha prática e saborosa, fica de olho, que em breve eu vou compartilhar todos os detalhes dessa maravilha culinária. Tenho certeza que você vai adorar! E ah, não se preocupem se minha escrita tiver alguns errinhos, tá? Me diz aqui nos comentários se você também gosta de bolinho de arroz frito e se tem alguma variação que você costuma fazer. Vamos trocar experiências e receitas!
Receita de Bolinho de Arroz Frito
Confira:
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz cozido
- 1 ovo
- 1/2 xícara de queijo ralado
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de salsa picada
- Pimenta a gosto
- Sal a gosto
- Óleo para fritar
Modo de Preparo:
- Em um recipiente, misture o arroz cozido, o ovo, o queijo ralado, a farinha de trigo, a salsa picada, a pimenta e o sal.
- Misture tudo muito bem até formar uma massa homogênea. Se a massa estiver muito molhada, adicione um pouco mais de farinha de trigo.
- Em uma frigideira, aqueça o óleo em fogo médio.
- Com as mãos levemente úmidas, modele pequenas porções da massa em formato de bolinhas.
- Coloque os bolinhos na frigideira com cuidado para não se queimarem.
- Frite os bolinhos de arroz por cerca de 3 minutos, virando-os de vez em quando, até ficarem dourados.
- Retire os bolinhos da frigideira e coloque-os em um prato forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo.
- Repita o processo com o restante da massa.
- Sirva os bolinhos de arroz frito quentes como acompanhamento de carnes, saladas ou como petisco.
Dicas:
- Experimente adicionar outros ingredientes à massa, como milho ou presunto picado, para variar o sabor dos bolinhos.
- Caso prefira uma versão mais saudável, você pode assar os bolinhos de arroz no forno em vez de fritá-los.
- Você também pode congelar os bolinhos prontos e fritá-los quando desejar.

O que você vai precisar
– Panela
– Espátula
– Tigela
– Garfo
– Colher
– Faca
– Tábua de cortar
– Liquidificador ou processador de alimentos
– Forma para moldar os bolinhos
– Papel absorvente
– Óleo para fritar os bolinhos
Informações Nutricionais
Os benefícios nutricionais de comer os ingredientes presentes nesta receita de bolinho de arroz frito são:
1. Arroz: O arroz é uma fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia ao nosso corpo. Além disso, ele contém algumas vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo energético.
2. Ovo: O ovo é uma excelente fonte de proteínas, que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Além disso, ele contém colina, um nutriente importante para a saúde cerebral.
3. Cebola: A cebola é rica em antioxidantes, como a quercetina, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo e reduzir a inflamação. Ela também contém fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino.
4. Alho: O alho possui compostos sulfurados que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para a saúde cardiovascular e imunológica.
5. Salsinha: A salsinha é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e em vitamina K, que auxilia na coagulação sanguínea e na saúde dos ossos.
6. Farinha de trigo: A farinha de trigo contém carboidratos, que são a principal fonte de energia do nosso organismo. Ela também possui algumas vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco.
7. Óleo vegetal: O óleo vegetal utilizado para fritar os bolinhos de arroz possui gorduras insaturadas, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são benéficos para a saúde do coração.
É importante lembrar que a moderação no consumo desses alimentos é fundamental para uma alimentação equilibrada.
Receitas que você também vai gostar!
COMO FAZER BOLINHO DE ARROZ FÁCIL E RÁPIDO
VEJA PORQUE ESSE É O MELHOR BOLINHO DE ARROZ
BOLINHO DE ARROZ FÁCIL, PRÁTICO E DELICIOSO
SOBROU ARROZ? FAÇA ESSE DELICIOSO BOLINHO DE …
BOLINHO DE ARROZ FRITO SIMPLES E FÁCIL – YouTube
Preparos que Também Combinam
– Cerveja gelada
– Caipirinha
– Suco de limão
– Refrigerante de limão
– Chá gelado
– Água com gás e limão
– Vinho branco seco
– Vinho tinto leve
– Batida de limão
– Mojito
– Margarita
– Sangria
– Coquetel de frutas
– Água de coco
– Mate gelado
– Mojito sem álcool
– Limonada suíça
– Suco de abacaxi com hortelã
– Suco de maracujá com água de coco
– Suco de laranja com gengibre
– Suco de melancia com limão
– Suco de uva com hortelã
Espero que você tenha gostado das dicas e receitas de bolinho de arroz frito que compartilhei neste post! Preparar essa delícia é uma ótima maneira de aproveitar sobras de arroz e transformá-las em um petisco irresistível. Além disso, as possibilidades de sabores e combinações são infinitas, permitindo que você crie versões personalizadas de acordo com o seu gosto.
Lembre-se de que a técnica de fritura é fundamental para obter bolinhos crocantes por fora e macios por dentro. Portanto, certifique-se de utilizar óleo quente o suficiente e não sobrecarregar a panela, para que os bolinhos fiquem dourados e não absorvam muito óleo.
Experimente também variar os ingredientes adicionados à massa, como queijos, ervas frescas, legumes picados ou até mesmo pedaços de carne. Essas adições podem trazer novos sabores e texturas aos seus bolinhos, tornando-os ainda mais irresistíveis.
Espero que você se sinta inspirado(a) a colocar em prática essas receitas e a explorar diferentes combinações de sabores. Aproveite para compartilhar suas experiências e resultados nos comentários abaixo. E não se esqueça de conferir outros posts do blog, onde compartilho mais dicas e receitas deliciosas. Até a próxima!