Oi galera! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim compartilhar uma receitinha deliciosa que eu descobri recentemente e estou amando. Sabe aquela vontade de comer algo suculento, mas que seja vegano? Pois é, essa receita resolve tudo! E o melhor de tudo é que é super fácil de fazer, até mesmo pra mim, que sou uma cozinheira de mão cheia (ou pelo menos tento ser, rsrs). Então se você está curioso(a) e quer aprender como preparar essa maravilha, fica comigo que eu vou contar todos os segredinhos. Vamos embarcar nessa aventura gastronômica juntos? Espero que vocês gostem tanto quanto eu. Soltem o estômago, porque a fome vai bater forte!
Receita de Comida Vegana
Confira:
Ingredientes:
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 colher de chá de páprica
- 1 colher de chá de coentro em pó
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- Óleo vegetal para fritar
Modo de Preparo:
1. Em um processador de alimentos, adicione o grão-de-bico cozido e bata até obter uma consistência de purê.
2. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola até ficar macia. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.
3. Adicione o purê de grão-de-bico na panela e tempere com o cominho em pó, a páprica, o coentro em pó, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem até os temperos estarem incorporados.
4. Gradualmente, adicione a farinha de trigo à mistura de grão-de-bico, mexendo até incorporar bem e formar uma massa maleável.
5. Com as mãos enfarinhadas, pegue pequenas porções da massa e modele em formato de bolinhas ou hambúrgueres, de acordo com sua preferência.
6. Em uma frigideira funda, aqueça óleo vegetal suficiente para fritar as bolinhas de grão-de-bico. Frite em fogo médio até ficarem douradas e crocantes por fora.
7. Retire as bolinhas de grão-de-bico da frigideira e coloque sobre papel absorvente para remover o excesso de óleo.
8. Sirva as bolinhas de grão-de-bico veganas como acompanhamento, em sanduíches ou como preferir. Bom apetite!

O que você vai precisar
– Panelas (de diferentes tamanhos)
– Frigideiras
– Espátulas de silicone
– Colheres de pau
– Facas (se possível, uma boa variedade de tamanhos e tipos)
– Tábua de corte
– Descascador de legumes
– Liquidificador
– Processador de alimentos (opcional)
– Batedeira (opcional)
– Formas (de diversos formatos)
– Peneiras (de diferentes tamanhos)
– Ralador
– Espremedor de frutas
– Medidores (xícaras, colheres, etc)
– Bacias (de diferentes tamanhos)
– Grelha (para grelhar legumes, tofu, etc)
– Panela de pressão (para cozinhar feijões, grãos, etc)
– Escorredor de macarrão ou legumes
– Salad Spinner (opcional, para lavar e secar folhas)
– Abridor de latas
– Fouet (batedor de arame)
– Termômetro de cozinha (opcional)
Esses são alguns exemplos de utensílios e eletrodomésticos que podem ser úteis ao preparar uma receita de comida vegana. A lista pode variar de acordo com a receita específica e as preferências pessoais.
Informações Nutricionais
Comer os ingredientes desta receita vegana traz diversos benefícios nutricionais.
– Legumes: Os legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Eles fornecem nutrientes essenciais para o corpo, como vitamina C, vitamina A, potássio e folato. Além disso, as fibras presentes nos legumes auxiliam na digestão e promovem uma maior sensação de saciedade.
– Grãos integrais: Os grãos integrais, como arroz integral e quinoa, são fontes de carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente pelo organismo. Isso ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e fornece energia de forma prolongada. Eles também são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio e selênio.
– Proteínas vegetais: A receita vegana pode conter proteínas provenientes de leguminosas, como feijão, lentilha ou grão-de-bico. Essas proteínas são essenciais para a construção e reparação dos tecidos do corpo, além de promoverem a sensação de saciedade. As proteínas vegetais também têm a vantagem de serem menos calóricas e apresentarem menor teor de gorduras saturadas em comparação às proteínas de origem animal.
– Oleaginosas: Nessa receita, podem estar presentes oleaginosas como castanhas ou amêndoas. Elas são fontes de gorduras boas, como ácidos graxos monoinsaturados e ômega-3. Essas gorduras são importantes para a saúde do coração, ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL). As oleaginosas também são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
– Temperos naturais: Os temperos naturais, como alho e cebola, além de dar sabor aos pratos, também possuem propriedades benéficas para a saúde. Eles são ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que auxiliam na prevenção de doenças e fortalecem o sistema imunológico.
Receitas que você também vai gostar!
ESCONDIDINHO VEGETARIANO – RECEITAS QUE AMO
ESTROGONOFE VEGETARIANO BARATINHO – YouTube
5 Receitas Veganas para o dia-a-dia – YouTube
4 RECEITAS VEGETARIANAS SUPER FÁCEIS – YouTube
2 RECEITAS VEGANAS RÁPIDAS PARA O JANTAR …
Preparos que Também Combinam
– Smoothie de frutas
– Suco de laranja
– Chá gelado
– Água saborizada
– Limonada
– Coquetel de frutas
– Shake de proteína vegetal
– Leite de amêndoas
– Leite de coco
– Iogurte de soja
– Vinho vegano
– Cerveja vegana
– Caipirinha de frutas
– Mojito sem álcool
– Margarita sem álcool
– Batida de coco
– Sangria de frutas
– Coquetel de maracujá
– Chá de hibisco
– Chá de camomila
Espero que este post tenha sido útil para você que está em busca de opções deliciosas e saudáveis de comida vegana. A culinária vegana tem se tornado cada vez mais popular, e é uma ótima maneira de explorar novos sabores e ingredientes. Lembre-se de que a chave para uma alimentação vegana equilibrada está na variedade e na inclusão de todos os grupos alimentares necessários para uma nutrição adequada. Experimente as receitas compartilhadas aqui e não tenha medo de adaptá-las ao seu gosto pessoal. Aproveite a jornada culinária e descubra o quão saborosa e gratificante pode ser a comida vegana!