Oi pessoal! Hoje eu vim compartilhar com vocês uma receita que é uma verdadeira delícia: o xerem de milho. Eu adoro cozinhar e descobrir novas maneiras de aproveitar os ingredientes que temos em casa, e essa receita é perfeita para isso. É uma opção simples, econômica e cheia de sabor para o seu almoço ou jantar. Tenho certeza de que vocês não vão resistir ao aroma maravilhoso que vai invadir a sua cozinha. Então, vamos lá, mãos à obra e vamos aprender a fazer esse xerem de milho que é de comer rezando!
Receita de Xerém de Milho
Confira:
Ingredientes:
- 500g de milho seco
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1 cebola pequena, picada
- 2 dentes de alho, picados
- Sal a gosto
- 500ml de água
Modo de Preparo:
- Lave bem o milho em água corrente e escorra.
- Em uma panela de pressão, adicione o óleo e leve ao fogo médio.
- Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar por alguns minutos, até estarem dourados.
- Adicione o milho na panela e mexa bem, para que todos os grãos fiquem envolvidos no refogado.
- Tempere com sal a gosto.
- Adicione a água e feche a panela de pressão.
- Cozinhe em fogo alto por cerca de 30 minutos, contando a partir do momento em que a panela atingir a pressão necessária.
- Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
- Abra a panela com cuidado e verifique a consistência do xerém. Se estiver ainda muito líquido, deixe cozinhar mais um pouco com a panela aberta, mexendo ocasionalmente.
- Sirva o xerém de milho quente, acompanhado de carne seca desfiada, charque ou algum tipo de carne cozida de sua preferência.
Aproveite essa deliciosa receita tradicional e desfrute de uma refeição saborosa!

O que você vai precisar
– Panela grande
– Colher de pau
– Liquidificador ou processador de alimentos
– Escorredor de arroz
– Faca de cozinha
– Tábua de corte
– Peneira
– Espátula de silicone
– Prato ou tigela para servir
– Fogão
– Pano de prato ou papel toalha para secar os utensílios.
Informações Nutricionais
O xerem de milho é um prato tradicional feito com ingredientes simples, como milho e água. Apesar de parecer simples, ele oferece benefícios nutricionais importantes.
O milho é rico em fibras, que ajudam na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, o milho contém vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a produção de energia no corpo.
O xerem de milho também é uma boa fonte de carboidratos, que são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Os carboidratos presentes no xerem são gradualmente absorvidos pelo organismo, o que ajuda a manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia.
Além disso, o xerem de milho é naturalmente isento de gorduras saturadas e colesterol, o que o torna uma opção saudável para quem busca uma alimentação equilibrada. No entanto, vale lembrar que o xerem pode ficar ainda mais nutritivo se for adicionado à dieta com outros alimentos, como feijão, verduras e legumes.
Em resumo, o xerem de milho é uma opção nutritiva e saudável de refeição. Ele fornece fibras, vitaminas do complexo B e carboidratos, que são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.
Receitas que você também vai gostar!
COMO FAZER XERÉM SIMPLES? | CAP VERT RECIPES
COMO FAZER XERÉM DE MILHO (fácil) – YouTube
Como fazer lelê de milho – Canjiquinha xerem – YouTube
GALINHA COM XERÉM (COMIDA NORDESTINA) – YouTube
XERÉM DOCE – YouTube
Preparos que Também Combinam
– Feijoada
– Carne de porco assada
– Linguiça frita
– Couve refogada
– Farofa
– Laranja fatiada
– Vinagrete
– Torresmo
– Costelinha de porco
– Arroz branco
Espero que você tenha gostado das dicas e receitas que compartilhei neste post sobre xerem de milho. Essa iguaria típica da culinária brasileira é uma verdadeira delícia e pode ser preparada de diversas formas, seja como acompanhamento ou prato principal.
Lembre-se de que a versatilidade do xerem de milho permite que você adicione ingredientes extras para deixar a receita ainda mais saborosa e personalizada. Experimente adicionar legumes, carnes ou até mesmo frutos do mar para criar combinações únicas e surpreender seus convidados.
Não se esqueça de compartilhar suas experiências na cozinha e suas variações de receitas nos comentários. Adoro saber como vocês adaptam as receitas e deixam seu toque especial em cada prato.
Continue acompanhando o blog para mais dicas e receitas deliciosas. Até a próxima!